Postagem Popular

A Obra de Restauração – Visão Apologética
1 – Falando sobre Heresia
2 – Falando sobre seitas
3 - Porque a Obra em Restauração não é uma heresia. 
4 – A queda do Pastor Magno Guanães Simões


1 – Falando sobre Heresia



Heresia é qualquer ensino que se afasta dos ensinamentos normais da tradução biblica. Em particular, isto se refere a grupos dentro do Cristianismo que ignoram alguns de seus elementos básicos – tal como a ideia de que Cristo é divino. A palavra grega (hairesis), que literalmente significa “escolha”, é usada no Novo Testamento para designar uma seita ou facção, Por exemplo, os saduceus eram uma seita dentro do Judaísmo (Atos 5:17), assim como eram os fariseus (15:5).

E, levantando-se o sumo sacerdote, e todos os que estavam com ele (e eram eles da seita dos saduceus), encheram-se de inveja,” (Atos 5:17),
“Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés.” (Atos 15:5)

Quando inicialmente muitos judeus creram que Jesus de Nazaré era o Messias, eram conhecidos como “a seita dos Nazarenos” (24:5). Em cada um desses versos, a palavra hairesis não é usada para insultar – ela significa meramente uma seita, um pequeno grupo dissidente que se separou do Judaísmo.
Após o crescimento da igreja e seu desenvolvimento todos que se separavam dos demais por dissidências passavam a ser chamados de hereges.
Ou seja, uma seita que possuía opiniões e princípios contrários ao evangelho e os ensinamentos apostólicos.
Sabiamente Paulo escreve à igreja em Corinto que seitas deveriam se desenvolver entre eles como uma forma de separar o falso do verdadeiro (I Coríntios 11:19).
E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.”


Grego: αιρεσις [hairesis] (Substantivo feminino). Escolha, eleição, preferência [inclinação] por uma opinião ou doutrina, ou escola filosófica, teológica ou política. Por extensão, "partido" ou "facção". (Do significado original ["eleição", "seleção"], passou a significar "o que é escolhido", "opinião"; e posteriormente chegou a significar um grupo de pessoas que mantinham uma opinião particular, uma seita, uma facção).

Desta palavra deriva "heresia", palavra que originalmente não tinha o sentido pejorativo que posteriormente lhe foi dado pelas autoridades eclesiásticas.

αιρεσις [hairesis] aparece 9 vezes no NT:
- facção 1
- heresia 1
- partido 1
- seita 6


(1) Atos 5: 17
"Levantando-se, porém, o sumo sacerdote e todos os que estavam com ele, isto é, a seita dos saduceus, tomaram-se de inveja". - αιρεσις [hairesis] Nom. sing.



(2) Atos 15: 5
"Insurgiram-se, entretanto, alguns da seita dos fariseus que haviam crido, dizendo: É necessário circuncidá-los e determinar-lhes que observem a lei de Moisés" - των απο της αιρεσεως [tôn apo tês haireseôs] Gen. sing.



(3) Atos 24: 5
"Porque, tendo nós verificado que este homem é uma peste e promove sedições entre os judeus esparsos por todo o mundo, sendo também o principal agitador da seita dos nazarenos". - της αιρεσεως [tês haireseôs] Gen. sing.



(4) Atos 24: 14
"Porém confesso-te que, segundo o Caminho, a que chamam seita, assim eu sirvo ao Deus de nossos pais, acreditando em todas as coisas que estejam de acordo com a lei e nos escritos dos profetas". - αιρεσιν [hairesin] Acus. sing.



(5) Atos 26: 5
"pois, na verdade, eu era conhecido deles desde o princípio, se assim o quiserem testemunhar, porque vivi fariseu conforme a seita mais severa da nossa religião". - την αιρεσιν [tên hairesin] Acus. sing.



(6) Atos 28: 22
"Contudo, gostaríamos de ouvir o que pensas; porque, na verdade, é corrente a respeito desta seita que, por toda parte, é ela impugnada". - της αιρεσεως ταυτης [tês haireseôs tautês] Gen. sing. Lit: "da seita esta".



(7) 1 Coríntios 11: 19
"Porque até mesmo importa que haja partidos entre vós, para que também os aprovados se tornem conhecidos em vosso meio". - αιρεσεις [haireseis] Nom. pl.



(8) Gálatas 5: 20
"idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções". - αιρεσεις [haireseis] Nom. pl.



(9) 2 Pedro 2: 1
"Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição". - αιρεσεις [haireseis] Acus. pl.



Fonte - Dicionário e Concordância Analítica do Grego do Novo Testamento

2 – Falando sobre seitas.

Seita (< latim secta = "seguidor", proveniente de sequire = "seguir") é um conceito utilizado para designar, em princípio, simplesmente qualquer doutrina, ideologia ou sistema que divirja da correspondente doutrina ou sistema dominante, bem como também para designar o próprio conjunto de pessoas (o grupo organizado ou movimento aderente a tal doutrina, ideologia ou sistema), os quais, conquanto divergentes da opinião geral, apresentam significância social.
Usualmente conecta-se o termo à sua significação específica (stricto sensu) apenas religiosa, com o que por "seita" entende-se, a priori e de ordinário, imediatamente "seita religiosa". Porém, tal nexo causal não é imperativo, pois nem sempre uma seita está no domínio religioso.


3 - Porque a Obra em Restauração não é uma heresia.



Paulo já falava de um “outro evangelho” (Gálatas 1:6), um evangelho que pervertia o verdadeiro. E na atualidade muitos, infelizmente, estão sendo enganados. 



Heresia é qualquer ensino que se afasta dos ensinamentos normais da tradução bíblica.

Veja o que difere entre a maioria das religiões cristãs e as Igrejas em Obra de Restauração: 
1 – Uso do véu pelas mulheres ao orar e profetiza, como ordenança (Véu como elemento de culto pessoal)
2 – Uso do ósculo santos como saudação, como ordenança, entre os santos ambos os sexos.
3 – Batismo em Rio como ordenança.
4 – Santa ceia com pães Ázimos (água e farinha de trigo) precedida pelo lava-pés. 
5 - Vestes descentes como costume.


Se o que seguimos é bíblico e era seguidos pelos apóstolos e pelo messias logo em nossa primeira fase de restauração alcançamos algumas coisas que foram perdidas por alguns que não praticam. 
O que estamos fazendo é simplesmente, de posse do Verbo transitivo Restaurar = Reparar, recuperar, consertar, pôr em bom estado.


Um bom exemplo podemos ver na Profecia de Daniel 7:25.

”E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo.”




“Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo. Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado!” (Gálatas 1:6-9)
A ênfase do escrito do Apostolo Paulo está sob o querer não estar na graça e ter a lei como guia para a salvação, mas que também pode ser aplicada em nosso caso.


AS IGREJAS EM OBRA DE RESTAURAÇÃO seguem os passos de Cristo e reconhece o que o apostolo Paulo disse na mesma carta que fala sobre o uso do véu.


1 Coríntios 14.37,38: “Se alguém se considera profeta ou espiritual, reconheça ser mandamento do Senhor o que vos escrevo. E se alguém ignorar, será ignorado”.

Se as igrejas em Obra de Restauração seguem o que era seguido pelos primeiros apóstolos e reconhece como mandamento o que o Apostolo Paulo escreve inspirado pelo Espírito Santo como poderia ser intituladas como Heresia as Igrejas em Obra de Restauração? Herege é o que se aproxima ou o que se afasta do original canônico religioso em forma escrita e exegeticamente analisado por homens capazes e capacitados nas áreas teológicas? Deixo ao leitor chegar à conclusão mais obvia desde que a leitura seja feita como deve ser, extrair do texto a verdade e não levar para o texto conceitos pré-concebidos por formadores de opinião em discipulados antepostos a esta leitura.
A obra em Restauração não se resume em uso do véu, osculo Santo, lava-pés entre outras formas que já alcançamos, vai muito, além disso. 
Tudo isso dito aqui são apenas sinais da Restauração que é interna e feita pelo Espírito Santo.  A restauração não é externa como muitos pensam e sim um restaurar interior, comunhão, intimidade e abnegação. 


Romanos 12:2
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.



Muitos estão bem intencionados, mas não fazem segundo a vontade de Elohim (Deus).
Tudo que fazemos, fazemos com firmeza de propósito, pois é bíblico.
Sabemos que Elohim (Deus) prefere a obediência do que o sacrifício e se não for como ele quer, se for segundo a nossa intenção acabaremos como Uza que tocou no que não podia tocar, mesmo tendo boa intenção.




5 - A queda do pastor Magno Guanães Simões.


Estes eram os pastores que ouviram a confissão do próprio pastor Magno Guanães em uma casa próximo ao monte onde ambos estavam.
Pr. Antônio Mathias, Sisteval Gomes de Araújo, Nelson Perez, Célio de Lima Medeiros, José Aniceto, Oraci Bastos Dias, Magno e um outro que não recordo.
O pastor magno havia adulterado é por esse motivo estava fora da Obra.


Por está razão alguns insistem em dizer que a Obra em Restauração é uma heresia e que seu fundador morreu sendo adultero.
Para esses a Obra deveria parar por ali.



Em primeiro lugar gostaria de salientar que a Obra em Restauração não foi fundada pelo pastor Magno Guanães como muitos pensam.
Ele apenas foi inspirado a enxergar o que alguns não enxergaram (Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível. Hebreus 11:27).
Não temos um livro separado como regra de fé e prática  a não ser a bíblia, logo o que cremos e no que cremos é bíblico, primitivo e apostólico.
O Pastor Magno Guanães foi uma ferramenta como tantos outros que foram e serão usados por Elohim (Deus), se caírem em pecado ou não o que nós importa é olhar para Cristo.
Não seguimos escritos feitos pelo pastor Magno, aja vista que o que seguimos é bíblico e existia antes mesmo do pastor Magno existir.




Para balizarmos este contexto precisamos partir de uma reta sobre o pecado.



Todos pecaram


a) (Romanos 3:9-10) - "Que se conclui? Temos nós qualquer vantagem? Não, de forma nenhuma; pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado; como está escrito: Não há justo, nem um sequer."
   

b) (Romanos 3:23) - "pois todos pecaram e carecem da glória de Deus."

   C) (Salmos 14:3) - "Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.” 


Sob analise



2 Samuel 12
”24 Então consolou Davi a Bate-Seba, sua mulher, e entrou a ela, e se deitou com ela, e ela deu à luz um filho, e deu-lhe o nome de Salomão; e o SENHOR o amou.”



Elohim (Deus) amou Salomão filho de Davi e Bate-Seba, segundo a bíblia ambos haviam adulterado anteriormente e Davi além de adulterar com Bate-Seba matou seu marido Urias.
”E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu?” 2 Samuel 11:3



Se seguirmos os pensamentos dos que acham que a Obra em Restauração é uma heresia porque o pastor Magno Guanães adulterou como ficaria o relacionamento entre os que pensam assim e Davi ou Salomão?
A bíblia nos relata em 2 Samuel 12: 24 “e deu-lhe o nome de Salomão; e o SENHOR o amou.” Como seria isso. Estaríamos todos nós errados em usar o nome e relatos sobre Davi e Golias nos púlpitos? Deveríamos esquecer Davi? Davi adulterou logo ele não era de Elohim (Deus) e nada que vem dele presta. – Estaria certa esta afirmação? Lógico que não.
O que veio de Davi foi Salomão e Elohim (Deus) o amou, aleluia!.  Ainda bem que Elohim (Deus) é amor e perdoa pecado do contrario este que vós escreve não estaria apologeticamente defendendo não ao pastor Magno, mas os princípios de Restauração que nasce no coração de  Elohim (Deus).



Continuemos em nossos pensamentos



- “Então clamou, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim.” Lucas 18:38



Neste lindo texto bíblico vemos outro exemplo de amor do Eterno, mesmo Davi tendo adulterado e pecado contra Elohim (Deus) Jesus nasce da raiz de Davi, glorias a Elohim (Deus) que não vê como os homens de coração duro.



Segundo os mesmo pensamentos anteriores Jesus também não prestaria ou seria uma heresia, pois veio da raiz de Davi, talvez você esteja pensando, mas Jesus foi obra do Espírito Santo? Sim, mas foi introduzido na genealogia de Davi, o “adultero”.


Eu poderia citar inúmeros casos de profetas e outros homens de em passagens bíblicas, mas ficaria enfadonho para todos nós. 
Rogue sua consciência e a inspiração divina para poder analisar desarmado sem credo ou vicio baseados em paradigmas que cauterizaram seus pensamentos em uma verdade levada para o texto e não extraída da sã doutrina. 


O que desejo não é defender o pastor Magno como dito antes, afinal de contas ele foi disciplinado pela direção da Obra na época como manda a bíblia e nem atenuar o erro cometido por ele e sim deixar claro que nossas convicções são bíblicas e não vem de homens.

Bibliografia


- Bíblia de Estudo de Genebra

- Igrejas Sem Brilho – Emilio Conde

- Dicionário e Concordância Analítica do Grego do Novo Testamento
- Wikipédia, a enciclopédia livre

{ 1 comentários... read them below or add one }

  1. Será que, o que vivemos hoje é restauração(de dentro para fora)ou denominação(facção)?

    ResponderExcluir

- Copyright © Restauracionismo - DanielPweb - Powered by Blogger