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SUCINTO HISTÓRICO DA AGIORB 
 
 ORIGEM – a Convenção das Igrejas na Obra da Restauração no Brasil, teve sua origem através da Igreja Batista Monte Carmelo, então com sede própria à Rua Teixeira Ribeiro nº 640-A, Bonsucesso, Rio de Janeiro, RJ arrolada oficialmente à Convenção Batista Brasileira, Pastoreada pelo Pr. Magno Guanais Simões. 
 
HISTÓRICO
Foram membros fundadores da Igreja Batista Monte Carmelo, os seguintes irmãos: 
 
01 = Pr. Magno Guanais Simões 
02 = Maria de Lourdes Ferreira Simões 
03 = Pedro Veríssimo Gomes 
04 = Paulo Farias 
05 = Ignez Farias 
06 = Pedro Jacinto de Andrade 
07 = Maria Barbosa de Andrade 
08 = Manoel Rufino Gomes 
09 = Rita Araújo Gomes 
10 = Leonel Machado Barcelos 
11 = Jazi Ávila Barcellos 
12 = Augustinha Santos Souza 
13 = Maria Alexandrina dos Santos 
14 = Djanira Silva Tropiano 
15 = Edi Ávila de França 
16 = Francisco Dias da Silva 
17 = Gesi Dias da Silva 
18 = Josias Dias da Silva 
19 = Maria José dos Santos 
20 = Lealdina Barcellos 
21 = Maria Pastora de Jesus 
22 = Izabel Neres Santana 
23 = Maria Neres Santana 
24 = Maria Silva Tropiano 
25 = Ana Francisca da Silva 

            A Igreja Batista Monte Carmelo, teve sua organização oficial, regularmente, através da Igreja Batista Bereana, com seu Templo no Jacarezinho – RJ, pastoreada pelo Pastor Isidoro Pires dos Santos, atualmente a Igreja Batista Bereana denomina-se Segunda Igreja Batista de Vieira Fazenda-RJ, situada à Rua Esperança nº 15, Vieira Fazenda, Rio de Janeiro, RJ, tendo sido organizada em 30.07.1960. Sua procedência se origina da Congregação composta de 13 (treze) membros e posteriormente pela admissão dos demais que perfazem a relação de membros fundadores. 
            Evidenciando um grande despertamento espiritual no meio evangélico no Brasil, a Igreja Batista Monte Carmelo passou a proclamar a atuação divina no corpo da Igreja conclamando-a ao Santo Conserto Doutrinário (Lucas. 1:67 a 80), no qual se tornou notório a exposição do Batismo com o Espírito Santo e o exercício dos dons carismáticos. Nesta ocasião, o Espírito Santo de Deus atuava em toda a nossa Pátria, usando a Missionária Rosalee Apleby e os Pastores José Rego do  Nascimento, Wilson Regis, Samuel Chagas, Enéas Togninni, entre outros. 
            Chegando ao ano de 1963, motivado pelo fato de tornar-se notório a atuação da Igreja Batista Monte Carmelo, diversos líderes de igrejas locais, associaram-se a comunhão de fé esposada pela Igreja, e representativo número de irmãos afluiu para membrarem-se na comunhão da Igreja Batista Monte Carmelo, fato este que se tornou preocupante entre as Lideranças Evangélicas associadas à Convenção Batista Brasileira, que contestou a prática doutrinária da Igreja Batista Monte Carmelo por não identificar-se no todo com as Doutrinas esposadas pela Convenção Batista Brasileira, o que ocasionou o desligamento da referida Igreja da Convenção. 
             2.1 =  Em continuidade à sua trajetória, a Igreja Batista Monte Carmelo mudou o seu nome para Igreja em Bonsucesso, e recebeu a adesão de outros obreiros que se filiaram a comunhão do Ministério da Igreja local, interpretando o contexto Bíblico em que as Igrejas primitivas se designavam apenas pelo nome da Região onde se encontravam Ex: Igreja em Filadélfia, etc. 
            Despertados pelo avivamento atuante através do Ministério da Igreja Batista Monte Carmelo, outras Igrejas com seus Pastores, passaram a integrar a comunhão cooperativa mútua Tais como: 
                        
                        01 = Igreja de Confissão de fé Batista; 
                        02 = Metodistas; 
                        03 = Assembleia de Deus; 
                        04 = Congregacionais; 
                        05 = Irmãos Unidos; etc. 

            Formando um corpo heterogêneo, porém integrado na fé comum em torno do grande despertamento espiritual reinante na ocasião. 
 
2.2 = Na desenvoltura do processo divino no corpo da Igreja passou-se a dar ênfase à santificação na vida do cristão, o mais acurado exame do Livro Sagrado, a maior consagração na prática da fé cristã, e mais zelo no comportamento, referente aos costumes e as santas tradições peculiares ao Povo de Deus. 

2.3 = No curso de sua trajetória, a Igreja passou a esposar na prática da interpretação exegética das Doutrinas referentes a: 
                        01 = A prática do Uso do Véu pelas mulheres da Igreja, no ato de orar ou profetizar; 
                        02 = A prática do Ósculo Santo, com a saudação com a Paz do Senhor, entre os domésticos na fé. 
                        03 = A prática do uso do Lava-Pés como complemento à comunhão na celebração da Santa Ceia do Senhor; 
                        04 =  A prática do Batismo por Imersão em Rio; 
                        05 = A Celebração da Santa Ceia com Pão Ázimo; 
                        06 = O Batismo com Espírito Santo, como benção posterior a Salvação; 
            
            Adicionados a Confissão de Fé, oriundos da Convenção Batista Brasileira. Assim como o sistema de governo congregacional. 
 
2.4 = Em sua expansão, as Igrejas cooperantes em destra de comunhão, alcançaram as regiões dos Estados: 
                        01 = Estado do Rio de Janeiro 
                        02 = Estado de Minas Gerais 
                        03 = Estado do Espírito Santo 
                        04 = Estado da Bahia 
                        05 = Estado do Ceará 
                        06 = Estado de São Paulo 
                        07 = Estado de Sergipe 
                        08 = Estado de Goiás 
                        09 = Distrito Federal 
                        10 = Estado do Pará 
                        11 = Estado do Mato Grosso do Sul 
                        12 = Estado do Paraná 
                        13 = Estado do Rio Grande do Sul; 
                        14 = Estado da Paraíba 
 
       E atravessamos fronteiras para o Paraguai, atingindo o País de Israel e Estados Unidos da América do Norte. 
 
2.5 = Em promoção a mensagem atuante, com grande despertamento espiritual, as Igrejas utilizaram como porta voz da mensagem, os programas Radiofônicos: Uma Voz que Clama, O Mundo para Jesus e a Hora da Restauração, que foram ao AR pelas seguintes emissoras. 
 
                        01 = Rádio Continental do Rio de Janeiro; 
                        02 = Rádio Rio de Janeiro; 
                        03 = Rádio Copacabana do Rio de Janeiro; 
                        04 = Rádio Universo de Curitiba – Paraná; 
                        05 = Rádio Cataguases – MG 
                        06 = Rádio Itaperuna – RJ 
                        07 = Rádio Espírito Santo – Vitória – ES 
                        08 = Rádio Club de Londrina – Paraná 
                        09 = Rádio Cacique de São Caetano do Sul – SP 
                        10 = Rádio Club de Santos – SP 
                        11 = Rádio Anchieta de Itanhaem – SP 
                        12 = Rádio Atlântica de Santos – SP 
                        13 = Rádio Solimões de Nova Iguaçu – RJ 
                        14 = Rádio Difusora de Duque de Caxias – RJ 
                        15 = Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro 
                        16 = Rádio Brasil AM – RJ 
                        17 = Rádio Difusora de Itabuna – BA 
                        18 = Rádio Baiana de Ilhéus – BA 
                        19 = Rádio Vale do Rio Doce em Governador   
                        Valadares –MG 
                        20 = Rádio Águas Claras -Catuipe – RS 
                        21 = Rádio Gazeta de São Paulo 
                        22 = Rádio Difusora de Rio Bonito – RJ 
                        23 = Rádio Club de Santo André – SP 
                        24 = Radio Difusora Sul da Bahia – BA 
                        25 = Rádio Princesa do Sul – Cachoeiro do  
                        Itapemirim – ES 
 
2.6 = Divulgando a mensagem do Processo Restaurador, as Igrejas editaram os seguintes periódicos: 
                        01 = O Jornal “O Brado Final” 
                        02 = A Revista “Estudando a Bíblia em Classe” 
                        Bem como uma variedade de folhetos e panfletos evangelísticos e doutrinários. 
 
Foram estruturados vários departamentos , tais como: 

                        01 = Instituto Teológico Ebenézer (I.T.E.) RJ; 
                        02 = Seminário Teológico Ebenézer – SP); 
                        03 = Departamento de Especialização para Professores e Evangelistas de Crianças; 
                        04 = Departamento de Literatura; 
                        05 = Departamento de Radiodifusão; 
                        06 = Departamento de Educação Religiosa; 
                        07 = Departamento de Evangelismo; 
                        08 = Departamento de Missões; 
                        09 = Departamento de Patrimônio; 
                        10 = Departamento de Mocidade Nacional; 
                        11 = Departamento de União Feminina Nacional; 

OBSERVAÇÃO: Pesquisas, adições, comentários e ajustes feitos por Daniel Alves Pena.
"Bem que assim me parece a mim, mas pode ser que outro tenha mais entendimento do que eu”. ....................................................................................................................................

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