SUCINTO HISTÓRICO DA AGIORB
ORIGEM – a Convenção das Igrejas na Obra da Restauração no Brasil, teve sua origem através da Igreja Batista Monte Carmelo, então com sede própria à Rua Teixeira Ribeiro nº 640-A, Bonsucesso, Rio de Janeiro, RJ arrolada oficialmente à Convenção Batista Brasileira, Pastoreada pelo Pr. Magno Guanais Simões.
HISTÓRICO
Foram membros fundadores da Igreja Batista Monte Carmelo, os seguintes irmãos:
01 = Pr. Magno Guanais Simões
02 = Maria de Lourdes Ferreira Simões
03 = Pedro Veríssimo Gomes
04 = Paulo Farias
05 = Ignez Farias
06 = Pedro Jacinto de Andrade
07 = Maria Barbosa de Andrade
08 = Manoel Rufino Gomes
09 = Rita Araújo Gomes
10 = Leonel Machado Barcelos
11 = Jazi Ávila Barcellos
12 = Augustinha Santos Souza
13 = Maria Alexandrina dos Santos
14 = Djanira Silva Tropiano
15 = Edi Ávila de França
16 = Francisco Dias da Silva
17 = Gesi Dias da Silva
18 = Josias Dias da Silva
19 = Maria José dos Santos
20 = Lealdina Barcellos
21 = Maria Pastora de Jesus
22 = Izabel Neres Santana
23 = Maria Neres Santana
24 = Maria Silva Tropiano
25 = Ana Francisca da Silva
A Igreja Batista Monte Carmelo, teve sua organização oficial, regularmente, através da Igreja Batista Bereana, com seu Templo no Jacarezinho – RJ, pastoreada pelo Pastor Isidoro Pires dos Santos, atualmente a Igreja Batista Bereana denomina-se Segunda Igreja Batista de Vieira Fazenda-RJ, situada à Rua Esperança nº 15, Vieira Fazenda, Rio de Janeiro, RJ, tendo sido organizada em 30.07.1960. Sua procedência se origina da Congregação composta de 13 (treze) membros e posteriormente pela admissão dos demais que perfazem a relação de membros fundadores.
Evidenciando um grande despertamento espiritual no meio evangélico no Brasil, a Igreja Batista Monte Carmelo passou a proclamar a atuação divina no corpo da Igreja conclamando-a ao Santo Conserto Doutrinário (Lucas. 1:67 a 80), no qual se tornou notório a exposição do Batismo com o Espírito Santo e o exercício dos dons carismáticos. Nesta ocasião, o Espírito Santo de Deus atuava em toda a nossa Pátria, usando a Missionária Rosalee Apleby e os Pastores José Rego do Nascimento, Wilson Regis, Samuel Chagas, Enéas Togninni, entre outros.
Chegando ao ano de 1963, motivado pelo fato de tornar-se notório a atuação da Igreja Batista Monte Carmelo, diversos líderes de igrejas locais, associaram-se a comunhão de fé esposada pela Igreja, e representativo número de irmãos afluiu para membrarem-se na comunhão da Igreja Batista Monte Carmelo, fato este que se tornou preocupante entre as Lideranças Evangélicas associadas à Convenção Batista Brasileira, que contestou a prática doutrinária da Igreja Batista Monte Carmelo por não identificar-se no todo com as Doutrinas esposadas pela Convenção Batista Brasileira, o que ocasionou o desligamento da referida Igreja da Convenção.
2.1 = Em continuidade à sua trajetória, a Igreja Batista Monte Carmelo mudou o seu nome para Igreja em Bonsucesso, e recebeu a adesão de outros obreiros que se filiaram a comunhão do Ministério da Igreja local, interpretando o contexto Bíblico em que as Igrejas primitivas se designavam apenas pelo nome da Região onde se encontravam Ex: Igreja em Filadélfia, etc.
Despertados pelo avivamento atuante através do Ministério da Igreja Batista Monte Carmelo, outras Igrejas com seus Pastores, passaram a integrar a comunhão cooperativa mútua Tais como:
01 = Igreja de Confissão de fé Batista;
02 = Metodistas;
03 = Assembleia de Deus;
04 = Congregacionais;
05 = Irmãos Unidos; etc.
Formando um corpo heterogêneo, porém integrado na fé comum em torno do grande despertamento espiritual reinante na ocasião.
2.2 = Na desenvoltura do processo divino no corpo da Igreja passou-se a dar ênfase à santificação na vida do cristão, o mais acurado exame do Livro Sagrado, a maior consagração na prática da fé cristã, e mais zelo no comportamento, referente aos costumes e as santas tradições peculiares ao Povo de Deus.
2.3 = No curso de sua trajetória, a Igreja passou a esposar na prática da interpretação exegética das Doutrinas referentes a:
01 = A prática do Uso do Véu pelas mulheres da Igreja, no ato de orar ou profetizar;
02 = A prática do Ósculo Santo, com a saudação com a Paz do Senhor, entre os domésticos na fé.
03 = A prática do uso do Lava-Pés como complemento à comunhão na celebração da Santa Ceia do Senhor;
04 = A prática do Batismo por Imersão em Rio;
05 = A Celebração da Santa Ceia com Pão Ázimo;
06 = O Batismo com Espírito Santo, como benção posterior a Salvação;
Adicionados a Confissão de Fé, oriundos da Convenção Batista Brasileira. Assim como o sistema de governo congregacional.
2.4 = Em sua expansão, as Igrejas cooperantes em destra de comunhão, alcançaram as regiões dos Estados:
01 = Estado do Rio de Janeiro
02 = Estado de Minas Gerais
03 = Estado do Espírito Santo
04 = Estado da Bahia
05 = Estado do Ceará
06 = Estado de São Paulo
07 = Estado de Sergipe
08 = Estado de Goiás
09 = Distrito Federal
10 = Estado do Pará
11 = Estado do Mato Grosso do Sul
12 = Estado do Paraná
13 = Estado do Rio Grande do Sul;
14 = Estado da Paraíba
E atravessamos fronteiras para o Paraguai, atingindo o País de Israel e Estados Unidos da América do Norte.
2.5 = Em promoção a mensagem atuante, com grande despertamento espiritual, as Igrejas utilizaram como porta voz da mensagem, os programas Radiofônicos: Uma Voz que Clama, O Mundo para Jesus e a Hora da Restauração, que foram ao AR pelas seguintes emissoras.
01 = Rádio Continental do Rio de Janeiro;
02 = Rádio Rio de Janeiro;
03 = Rádio Copacabana do Rio de Janeiro;
04 = Rádio Universo de Curitiba – Paraná;
05 = Rádio Cataguases – MG
06 = Rádio Itaperuna – RJ
07 = Rádio Espírito Santo – Vitória – ES
08 = Rádio Club de Londrina – Paraná
09 = Rádio Cacique de São Caetano do Sul – SP
10 = Rádio Club de Santos – SP
11 = Rádio Anchieta de Itanhaem – SP
12 = Rádio Atlântica de Santos – SP
13 = Rádio Solimões de Nova Iguaçu – RJ
14 = Rádio Difusora de Duque de Caxias – RJ
15 = Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro
16 = Rádio Brasil AM – RJ
17 = Rádio Difusora de Itabuna – BA
18 = Rádio Baiana de Ilhéus – BA
19 = Rádio Vale do Rio Doce em Governador
Valadares –MG
20 = Rádio Águas Claras -Catuipe – RS
21 = Rádio Gazeta de São Paulo
22 = Rádio Difusora de Rio Bonito – RJ
23 = Rádio Club de Santo André – SP
24 = Radio Difusora Sul da Bahia – BA
25 = Rádio Princesa do Sul – Cachoeiro do
Itapemirim – ES
2.6 = Divulgando a mensagem do Processo Restaurador, as Igrejas editaram os seguintes periódicos:
01 = O Jornal “O Brado Final”
02 = A Revista “Estudando a Bíblia em Classe”
Bem como uma variedade de folhetos e panfletos evangelísticos e doutrinários.
Foram estruturados vários departamentos , tais como:
01 = Instituto Teológico Ebenézer (I.T.E.) RJ;
02 = Seminário Teológico Ebenézer – SP);
03 = Departamento de Especialização para Professores e Evangelistas de Crianças;
04 = Departamento de Literatura;
05 = Departamento de Radiodifusão;
06 = Departamento de Educação Religiosa;
07 = Departamento de Evangelismo;
08 = Departamento de Missões;
09 = Departamento de Patrimônio;
10 = Departamento de Mocidade Nacional;
11 = Departamento de União Feminina Nacional;
ORIGEM – a Convenção das Igrejas na Obra da Restauração no Brasil, teve sua origem através da Igreja Batista Monte Carmelo, então com sede própria à Rua Teixeira Ribeiro nº 640-A, Bonsucesso, Rio de Janeiro, RJ arrolada oficialmente à Convenção Batista Brasileira, Pastoreada pelo Pr. Magno Guanais Simões.
HISTÓRICO
Foram membros fundadores da Igreja Batista Monte Carmelo, os seguintes irmãos:
01 = Pr. Magno Guanais Simões
02 = Maria de Lourdes Ferreira Simões
03 = Pedro Veríssimo Gomes
04 = Paulo Farias
05 = Ignez Farias
06 = Pedro Jacinto de Andrade
07 = Maria Barbosa de Andrade
08 = Manoel Rufino Gomes
09 = Rita Araújo Gomes
10 = Leonel Machado Barcelos
11 = Jazi Ávila Barcellos
12 = Augustinha Santos Souza
13 = Maria Alexandrina dos Santos
14 = Djanira Silva Tropiano
15 = Edi Ávila de França
16 = Francisco Dias da Silva
17 = Gesi Dias da Silva
18 = Josias Dias da Silva
19 = Maria José dos Santos
20 = Lealdina Barcellos
21 = Maria Pastora de Jesus
22 = Izabel Neres Santana
23 = Maria Neres Santana
24 = Maria Silva Tropiano
25 = Ana Francisca da Silva
A Igreja Batista Monte Carmelo, teve sua organização oficial, regularmente, através da Igreja Batista Bereana, com seu Templo no Jacarezinho – RJ, pastoreada pelo Pastor Isidoro Pires dos Santos, atualmente a Igreja Batista Bereana denomina-se Segunda Igreja Batista de Vieira Fazenda-RJ, situada à Rua Esperança nº 15, Vieira Fazenda, Rio de Janeiro, RJ, tendo sido organizada em 30.07.1960. Sua procedência se origina da Congregação composta de 13 (treze) membros e posteriormente pela admissão dos demais que perfazem a relação de membros fundadores.
Evidenciando um grande despertamento espiritual no meio evangélico no Brasil, a Igreja Batista Monte Carmelo passou a proclamar a atuação divina no corpo da Igreja conclamando-a ao Santo Conserto Doutrinário (Lucas. 1:67 a 80), no qual se tornou notório a exposição do Batismo com o Espírito Santo e o exercício dos dons carismáticos. Nesta ocasião, o Espírito Santo de Deus atuava em toda a nossa Pátria, usando a Missionária Rosalee Apleby e os Pastores José Rego do Nascimento, Wilson Regis, Samuel Chagas, Enéas Togninni, entre outros.
Chegando ao ano de 1963, motivado pelo fato de tornar-se notório a atuação da Igreja Batista Monte Carmelo, diversos líderes de igrejas locais, associaram-se a comunhão de fé esposada pela Igreja, e representativo número de irmãos afluiu para membrarem-se na comunhão da Igreja Batista Monte Carmelo, fato este que se tornou preocupante entre as Lideranças Evangélicas associadas à Convenção Batista Brasileira, que contestou a prática doutrinária da Igreja Batista Monte Carmelo por não identificar-se no todo com as Doutrinas esposadas pela Convenção Batista Brasileira, o que ocasionou o desligamento da referida Igreja da Convenção.
2.1 = Em continuidade à sua trajetória, a Igreja Batista Monte Carmelo mudou o seu nome para Igreja em Bonsucesso, e recebeu a adesão de outros obreiros que se filiaram a comunhão do Ministério da Igreja local, interpretando o contexto Bíblico em que as Igrejas primitivas se designavam apenas pelo nome da Região onde se encontravam Ex: Igreja em Filadélfia, etc.
Despertados pelo avivamento atuante através do Ministério da Igreja Batista Monte Carmelo, outras Igrejas com seus Pastores, passaram a integrar a comunhão cooperativa mútua Tais como:
01 = Igreja de Confissão de fé Batista;
02 = Metodistas;
03 = Assembleia de Deus;
04 = Congregacionais;
05 = Irmãos Unidos; etc.
Formando um corpo heterogêneo, porém integrado na fé comum em torno do grande despertamento espiritual reinante na ocasião.
2.2 = Na desenvoltura do processo divino no corpo da Igreja passou-se a dar ênfase à santificação na vida do cristão, o mais acurado exame do Livro Sagrado, a maior consagração na prática da fé cristã, e mais zelo no comportamento, referente aos costumes e as santas tradições peculiares ao Povo de Deus.
2.3 = No curso de sua trajetória, a Igreja passou a esposar na prática da interpretação exegética das Doutrinas referentes a:
01 = A prática do Uso do Véu pelas mulheres da Igreja, no ato de orar ou profetizar;
02 = A prática do Ósculo Santo, com a saudação com a Paz do Senhor, entre os domésticos na fé.
03 = A prática do uso do Lava-Pés como complemento à comunhão na celebração da Santa Ceia do Senhor;
04 = A prática do Batismo por Imersão em Rio;
05 = A Celebração da Santa Ceia com Pão Ázimo;
06 = O Batismo com Espírito Santo, como benção posterior a Salvação;
Adicionados a Confissão de Fé, oriundos da Convenção Batista Brasileira. Assim como o sistema de governo congregacional.
2.4 = Em sua expansão, as Igrejas cooperantes em destra de comunhão, alcançaram as regiões dos Estados:
01 = Estado do Rio de Janeiro
02 = Estado de Minas Gerais
03 = Estado do Espírito Santo
04 = Estado da Bahia
05 = Estado do Ceará
06 = Estado de São Paulo
07 = Estado de Sergipe
08 = Estado de Goiás
09 = Distrito Federal
10 = Estado do Pará
11 = Estado do Mato Grosso do Sul
12 = Estado do Paraná
13 = Estado do Rio Grande do Sul;
14 = Estado da Paraíba
E atravessamos fronteiras para o Paraguai, atingindo o País de Israel e Estados Unidos da América do Norte.
2.5 = Em promoção a mensagem atuante, com grande despertamento espiritual, as Igrejas utilizaram como porta voz da mensagem, os programas Radiofônicos: Uma Voz que Clama, O Mundo para Jesus e a Hora da Restauração, que foram ao AR pelas seguintes emissoras.
01 = Rádio Continental do Rio de Janeiro;
02 = Rádio Rio de Janeiro;
03 = Rádio Copacabana do Rio de Janeiro;
04 = Rádio Universo de Curitiba – Paraná;
05 = Rádio Cataguases – MG
06 = Rádio Itaperuna – RJ
07 = Rádio Espírito Santo – Vitória – ES
08 = Rádio Club de Londrina – Paraná
09 = Rádio Cacique de São Caetano do Sul – SP
10 = Rádio Club de Santos – SP
11 = Rádio Anchieta de Itanhaem – SP
12 = Rádio Atlântica de Santos – SP
13 = Rádio Solimões de Nova Iguaçu – RJ
14 = Rádio Difusora de Duque de Caxias – RJ
15 = Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro
16 = Rádio Brasil AM – RJ
17 = Rádio Difusora de Itabuna – BA
18 = Rádio Baiana de Ilhéus – BA
19 = Rádio Vale do Rio Doce em Governador
Valadares –MG
20 = Rádio Águas Claras -Catuipe – RS
21 = Rádio Gazeta de São Paulo
22 = Rádio Difusora de Rio Bonito – RJ
23 = Rádio Club de Santo André – SP
24 = Radio Difusora Sul da Bahia – BA
25 = Rádio Princesa do Sul – Cachoeiro do
Itapemirim – ES
2.6 = Divulgando a mensagem do Processo Restaurador, as Igrejas editaram os seguintes periódicos:
01 = O Jornal “O Brado Final”
02 = A Revista “Estudando a Bíblia em Classe”
Bem como uma variedade de folhetos e panfletos evangelísticos e doutrinários.
Foram estruturados vários departamentos , tais como:
01 = Instituto Teológico Ebenézer (I.T.E.) RJ;
02 = Seminário Teológico Ebenézer – SP);
03 = Departamento de Especialização para Professores e Evangelistas de Crianças;
04 = Departamento de Literatura;
05 = Departamento de Radiodifusão;
06 = Departamento de Educação Religiosa;
07 = Departamento de Evangelismo;
08 = Departamento de Missões;
09 = Departamento de Patrimônio;
10 = Departamento de Mocidade Nacional;
11 = Departamento de União Feminina Nacional;